Divisão Velopata – O amuo de Fevereiro, mata o carocheiro

Mandar vir.

Do latim, mando are.

Verbo transitivo que significa; dar ordens a, dar a ordem de, ordenar, exigir, governar ou reger.

in Diccionário Priberam de Língua Portuguesa.

Este é o mote para a habitual dissertação velopática em antes de mais uma análise à prestação dos membros dessa grandiosa elite strávica que é a Divisão Velopata, durante o transacto mês de Fevereiro do ano de Nosso Senhor Joaquim Agostinho de dois mil e dezanove.

O Velopata vai mandar vir.

Então mas ele (o Velopata), anda para aqui a alevantar-se de madrugada para labutar nos complicados cálculos físico-químico-matemático-quânticos com o auxílio de técnicos das mais prestigiadas universidades deste Terceiro Calhau a contar do Sol (o que vale é que estes são, na sua maioria, estagiários a recibos verdes e é por receio do despedimento colectivo que também eles não mandam vir), mensalmente anda por aqui a conjurar e magicar piadas sem glúten e não-ofensivas sobre as pedaladas dos mui ilustres membros, perde intermináveis horas da sua pausa para almoço nos semanais dias de labuta a observar vossas não-assim-tão-bonitas fronhas em fotografias por vós partilhadas para as poder rouba… Utilizar sem autorização e…

Só quatorze míseras confirmações ao grandioso evento do próximo fim de semana de trinta e um de Março deste ano de Nosso Senhor Joaquim Agostinho de dois mil e dezanove que será a Primeira Grande Gala de Congregação Velopática?

Quatorze confirmações?

14?

Mas há pior.

Então um Velopata gasta uma pipa de massa dos seus árduamente auferidos eirios na produção de espectaculares medalhas (se não viram no Instagram velopático ou na página facebookiana do evento, podeis clicar aqui e aqui), para atribuír aos rijos por entre os rijos, a nata da nata, a crème de la crème da velocipedia strávica, certificando-se que todos os que marcaram presença no pódio final do transacto ano de Nosso Senhor Joaquim Agostinho de dois mil e dezoito podem deliciar-se com uma recordação desta categoria e…

Só quatorze confirmações?

14?

Há inclusivé moçes e moças a quem o heterómónimocoiso do Velopata enviou mensagens privadas, requerindo tão ilustre presença pelas dez horas da manhã do dia trinta e um de Março deste ano de Nosso Senhor Joaquim Agostinho de dois mil e dezanove no Germano BiciArte Café em Alte, de modo a poderem alevantar seu respectivo medalhame e sabeis o que estes responderam a um Velopata?

Nada.

Népias.

Nicles.

E parafraseando as palavras de José Mário Branco no seu aclamado texto, canção e coiso, “FMI”…

Isto é que é uma porra pá!

Sabendo de antemão que o habitual comportamento do bicho humano português é deixar tudo para a última da hora, existe ainda uma réstia de esperança velopática que muitos marquem presença no evento. Há inclusivé uma luz no fundo do túnel, que o Velopata acardita não ser a do comboio lançado em sua direção, uma vez que alguns nomes de peso como Agente da Autoridade Anónimo, o Neves da dupla Neves & Pinto dos Zés da Bikes e nada mais, nada menos que aquele que todos nós sonhamos um dia ser quando grandes, o próprio Rui Rodrigues, asseguraram já a sua presença.

E estes são moçes cujo conforto do lar encontra-se muito longe, alguns quase calcorreando trezentos quilómetros de pedalada apenas pelo simples prazer de partilhar umas horas, umas bujecas e quiçá um cigarrito de tabaco aquecido com o Velopata.

E a vasta maioria da strávica horda velopática, moçes e moças habitantes desses Barlavento e Sotavento algarvio?

Quatorze confirmações…

14…

Mas nem todos os mui ilustres membros mostraram tamanha displicência para com um Velopata, outros houve, como os casos de Nuno Rosado ou André Lima Cabrita, que se aprontaram a justificar suas faltas de comparência por motivos mais ou menos nobres e a vós o Velopata só tem a agradecer por mostrarem respeito por quem tanto labuta pro bono para vosso gáudio.

Aos restantes e porque por entre os já cerca de cento e noventa e três membros oficiais (193!), do mais grandioso clube strávico, apenas QUATORZE (14!), confirmaram suas presenças, mesmo sendo o Velopata conhecido por uma extrema benevolência, ele vai aqui mostrar… Como é que elas mordem.

Fiquem pois com as classificações respeitantes às prestações dos ingratos membros durante este mês de Fevereiro do ano de Nosso Senhor Joaquim Agostinho de dois mil e dezanove e depois aproveitem para escrevinhar por clemência nas caixas de comentários strávicas facebookianas, afirmando que anseiam pelo regresso das antigas análises e comentários velopatóides.

É que hoje não há pão para malucos.

Levam com as classificações e já gozam.

Nem os sempre importantes comentários um Velopata se vai dignar a escrever.

E sim, ele (o Velopata), está amuada.

Jersey Papa-Quilómetros

1º Frinxas él Térribelé ® – 1715,2 Km

2º Professor Carochas – 1656,9 Km

3º Deni Vargues Vargues – 1133 Km

fevereiro2019-frinxas
Frinxas a somar e a seguir na distribuição carocheira.
fevereiro2019-professorcarochas
Um desgraçado (não pertencendo ao nosso grandioso clube, seu nome torna-se supérfulo), segue na roda de Professor Carochas, sendo este o exacto momento onde percebeu porque razão Professor Carochas é assim chamado e pedala quase sempre a solo.
fevereiro2019-deni
A bina de Deni Vargues Vargues que decidiu dedicar-se a um tal de Plogging. Que, por castigo para com os cruéis membros do grandioso clube, o Velopata vai abster-se de comentar. Ah, pois é… Queriam saber o que pensa ela do Plogging, não era? Temos pena, ou como dizem os cámones, we have feathers.

Jersey Carapau de Corrida

1º Paulo Rodrigues – 33,3 Km/h

2º Pro Ressabiado – 31,4 Km/h

3º Sérgio Coelho – 31,1 Km/h

fevereiro2019-paulorodrigues
Paulo Rodrigues (à direita), com a sua troupe dos Duros do Pedal, em antes das hostilidades do Contra-Relógio por equipas de Samora Correia iniciarem.
fevereiro2019-sergiocoelho
Sérgio Coelho (à esquerda), acompanhado de Humberto Vaz (ao centro), e um outro moçe cujo nome não importa pois ainda não descobriu os prazeres de poder pertencer ao magnânime clube strávico MAS PROVAVELMENTE ATÉ ELE VAI APARECER PARA A GRANDE GALA!

Como certamente os mui pobre e mal agradecidos leitores repararam, a fotografia referente a Pro Ressabiado está ausente. Não que o moçe mereça castigo pois já confirmou a sua presença na Primeira Grande Gala de Congregação Velopática (AO CONTRÁRIO DE OUTROS, NÃO É?!?!?!), mas porque este nosso acelerado comparsa é um bom exemplo onde podem verificar a trabalheira à qual um Velopata é submetido na elaboração destas publicações.

proressabiadofevereiro2019
mui escabroso leitor consegue perceber a labuta pela qual um Velopata passa? Nem foto de perfil strávico têm, quanto mais estragar a média de uma pedalada com uma vulgar fotografia…

Jersey Cabra da Montanha

1º Professor Carochas – 20621 m

2º Frinxas él Térribelé ® – 19405 m

3º Nuno Rosado – 11527 m

A reacção de Nuno Rosado à chegada de Frinxas él Térribelé ®, marca registada e tudo, não se fez esperar e eis a sua primeira aparição por entre os pódios neste ano de Nosso Senhor Joaquim Agostinho de dois mil e dezanove.

Veremos se esta tendência é para manter, sendo suficiente para fazer frente a aberturas estreitas ou mesmo à elite biseuense.

Com muita tristeza velopática, Nuno Rosado não poderá estar presente na Primeira Grande Gala de Congregação Velopática por motivos de força maior QUE O MESMO EXPLICOU EM MENSAGEM PRIVADA AO VELOPATA, infelizmente relaccionados com o tirânico jugo opressor do enlatado que o forçam a labutar a um Domingo, não sendo assim surpreendente que um Velopata acardite que a melhor solução para toda esta quezília governamental da AutoEuropa fosse efectivamente esta fechar portas e levar a construção de enlatados lá para terras de zee germans, podendo assim aproveitar-se todo aquele espaço para construir uma monumental fábrica de Bicicletas de marca portuguesa, dotados dos tecnológicamente mais avançados túneis de vento e onde se produziriam quadros de qualidade superior a marcas belgas ou mesmo italianas que equipariam a equipa World Tour portuga.

Ei, um Velopata pode sonhar, não pode?

fevereiro2019-nunorosado
Nuno Rosado num empenão daqueles ao completar duzentos e trinta e quatro vírgula quatro quilómetros entre Fernão Ferro e a Fóia.

Jersey Alucinado Diário

1º Frinxas él Térribelé ® – 38 voltas

2º O Velopata – 38 voltas

3º Deni Vargues Vargues – 33 voltas

David Matos provavelmente voltou a ficar preso num elevador e Paulo Almeida lançou-se na participação em Audax dos Brevets dos Randonneurs pelo estrangeiro do norte do país, assim necessitando de uns dias a soro para recuperar de tamanho esforço velocipédico.

E mais um Velopata não escreve.

Jersey Melhor Batráquio

1º O Senhor Triatlo – 1035 Km

2º Michael Monnier – 697,9 Km

3º Mad Fontinhas – 682,8 Km

fevereiro2019-senhortriatlo
O Senhor Triatlo na nova e espectacular Ciclovia construída na Quarteira onde o nível de educação e civismo populacional foi tal que até manifestações anti-ciclovia foram organizadas. É bom ver quando o povo se organiza para protestar por assuntos realmente relevantes.
fevereiro2019-michaelmonnier
A A.D.M.P. de Michael Monnier. Foto partilhada apenas e só pois não é todos os dias que assistimos a distribuição carocheira em Bicicletas da Decathlon que são da B´Twin que são da Decathlon.
fevereiro2019-madfontinhas
Mad Fontinhas também marcou presença no Tróia-Fóia, tendo escolhido esta belíssima paisagem para uma das poucas fotografias que o Velopata conseguiu encon… Coscuvilhar.

E o Velopata nem se vai aqui alongar na atitude que alguns membros da elite batráquia mostraram, referindo constantemente que o Velopata era muito “whiskas saquetas e blá, blá, blá e não te chegas à frente com as datas da gala e blá, blá, blá, mais whiskas saquetas e coiso…”.

Pois o mui já-foi-mais-querido leitor sabe o que estes anfíbios fizeram quando o Velopata lhes fez chegar o evento facebookiano?

Pois o Velopata também não sabe, o que ele sabe sim, é que aquele piscozinho de “Eu Vou”, eles não acenderem.

Jersey Lanterna Vermelha

A Guerreira do Rio

fevereiro2019-aguerreiradorio
A Guerreira do Rio TAMBÉM SE DIGNOU A NOTIFICAR O VELOPATA QUE SERIA DIFÍCIL MARCAR PRESENÇA NA GALA DEVIDO A UMA INCAPACITANTE QUEDA, assim merecendo desejos de rápidas melhoras.

Jersey Crazy Ride

Zé Obélix

Pois, semos muita fortes e coiso… Mas uma Crazy Ride para participar na maior congregação strávica que há memória, é o ´tá quieto… Excepto o Neves, que já confirmou sua presença.

fevereiro2019-crazyride1
Resumo strávico da Crazy Ride.
fevereiro2019-crazyride2
Mapa e perfil altimétrico da Crazy Ride.
fevereiro2019-crazyride3
Zé Obélix e restantes comparsas Zés das Bikes (Neves & Pinto), numa daquelas fotos cheias da pausa velocipédica. 

Jersey Melhor Macho Ressabiado

1º Frinxas él Térribelé ® e Professor Carochas

2º Deni Vargues Vargues

3º Paulo Rodrigues

Dúvidai?

Resolvei essa mesquinhice no alcatrão e trilhos.

Jersey Melhor Fêmea Ressabiada

1ª Mad Fontinhas

2ª A Senhora dos Pneus Vazios

3ª Ally Martins

Para não duvidarem da benevolênciofilia velopática, apesar de não merecerem, ele (o Velopata), ainda assim vai aqui partilhar as fotos do mais rebarbado pódio do nosso clube.

fevereiro2019-analeal
A Senhora dos Pneus Vazios em modo full aero chrono carbon.
fevereiro2019-allymartins
Ally Martins no Algarve Granfondue Cofidis e que TAMBÉM CONFIRMOU A PRESENÇA DO SEU BONITO SORRISO NA GALA, enquanto outros nem ai, nem ui.

E sim.

Se o mui rebarbado leitor tem dúvidas – sim! Na Primeira Grande Gala de Congregação Velopática teremos fêmeas envoltas em apertadas e multicoloridas licras, o Velopata só não tem a certeza que equipem com publicidade a enchidos.

Gostaram da miserável análise?

Pois o Velopata também não gostou de muita coisa.

É a vida.

 

Como sempre, reclamações ou sugestões podem enviar para;

inchaevaibuscar@seusingratosmail.com

 

Abraços velocipédicos,

Velopata

 

A Divisão Velopata: aqui

O Facebook do Velopata: aqui

O Instagram do Velopata: aqui

 

Ainda se podem redimir, clicando “EU VOU”: aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s